Através da Emenda Parlamentar recebida pelo Instituto Lyra Musical de Ribeirão Preto, por indicação do Deputado Estadual Rafael Silva e do Deputado Federal Ricardo Silva, conforme plano de trabalho referente O PROJETO MUSICAL “UMA ORQUESTRA, UM SOM”, DEMANDA 056860, enviado através da Secretaria de Cultura e Criativa do Estado de São Paulo, possibilitou a realização de várias atividades como:
O projeto foi finalizado em 09 de dezembro de 2023 no município de Ribeirão Preto.
O projeto foi executado dentro da normalidade, em todas as etapas conforme descrição abaixo.
As oficinas foram realizadas na EMEF Prof. Alfeu Luiz Gasparini, sito a avenida D. Pedro I, 196 – Bairro Ipiranga – CEP: 14.055-630 – Município: Ribeirão Preto – SP., especificamente para os integrantes da Banda Marcial Prof. Alfeu Luiz Gasparini de Ribeirão Preto, conforme plano de trabalho!
1. Oficina de Metais Agudos, como: Trompete, Flugelhorn e Trompa.
Foi realizado pelo Professor, Musico Naber Mesquita, no dia 31 de agosto e no dia 03 de setembro/23, com os integrantes da Corporação Musical Banda Alfeu, dentro do proposto descrito no Plano de Trabalho do Projeto Musical Uma Orquestra, Um Som.
Histórico Prof. Naber Mesquita
Naber nasceu na cidade de Marília-SP, advindo de uma família de músicos que tocavam na banda de música da Igreja Assembleia de Deus; iniciou seus estudos musicais aos 7 anos com seu pai, Prof. Narciso Cecílio de Mesquita. Em 1990, já em Campinas-SP, teve aulas com o Prof. Clóvis Beltrami durante o 1o SEMINÁRIO DE MÚSICA SACRA DE CAMPINAS, com o qual participaria do projeto UNIBANDA, entre 1993 á 1994. Naber graduou-se bacharel em música, com especialização em Trompete Erudito, na classe do Prof. Clóvis em 2002 pela UNICAMP. De sua discografia, destacam-se os discos: 2012 – “Angelical Trombeta” – obras sacras e gospels para trompete solo- CD independente; 2010- Clássicos Natalinos – Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto; 2004 – Campinas de Todos os Sons – gravado junto a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas; 2010 – Grupo Trompetando – independente. Durante 12 anos, foi trompetista da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, sendo nos quatro últimos anos como trompetista-solo da mesma (2008-2012). Atualmente é integrante efetivo da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, realiza intensa pesquisa na “música ministerial” -(música cristã contemporânea) e atividades pedagógicas no trompete.
2. Oficina de Metais Graves, como: Trombones, Eufônio e Tuba.
Foi realizado pelo Professor, Musico Marcos Pacheco, nos dia 01 de setembro e no dia 03 de setembro/23, com os integrantes da Corporação Musical Banda Alfeu, dentro do proposto descrito no Plano de Trabalho do Projeto Musical Uma Orquestra, Um Som.
Histórico Prof. Marcos Pacheco
Iniciou seus estudos na Escola Municipal de Música de São Paulo em 2006, sob orientação do D.r Donizeti Fonseca até o ano de 2012, neste mesmo período teve aulas de Trombone baixo e preparação para audição com o Trombonista baixo da Osesp Darrin C. Milling. Bacharel em Música pela Mozarteum de São Paulo em 2013 sob orientação do professor Gilberto Gianelli.
Foi Trombonista baixo da Orquestra Sinfônica Heliópolis de 2008 ate o ano de 2013 onde ganhou a audição para Trombone Baixo da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo até a extinção no ano de 2017.
No ano de 2017 ganhou a audição para Trombone Baixo da Orquestra Sinfônica de San Juan- Argentina onde também foi professor da Universidade Nacional de San Juan- Argentina.Neste período na Argentina fez sua pós-graduação em Música Latino-americana na Universidade de Cuyo Mendoza. Realizou recitais na província de San Juan e Mendoza com o duo Sudamericano, Trombone Baixo e Piano.
No Brasil atuou com as Orquestras: Orquestra Sinfônica de São José dos Campos, Filarmônica Bachiana Sesi, Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra Sinfônica de Santos, Orquestra Sinfônica de São Bernardo do Campo, Orquestra de Câmara da USP, Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo OSESP e no México com a Orquestra Filarmônica de Jalisco. Atuo como professor nos festivais: Festival de inverno de Boituva-SP 2014, Encontro Internacional de metais Tatuí-SP 2014 e 2015, Música das Américas 2014 e 2015 Belém- PA, Encontro Trombonista Associação brasileira de Trombones 2015 João Pessoa- PB, Encontro de Metais Universidade Nacional de San Juan 2018, Natal da ATB- Recife -PB 2018, Workshop Trombones Emesp 2019 e Workshop para Classe de Trombones da Escola Municipal de Música de São Paulo 2019.
Atualmente Trombonista baixo Orquestra sinfônica de Ribeirão Preto-SP, Quinteto de Metais Café, Cofundador Projeto Master Bandas, Artista Michael Rath Trombones Reino Unido e Professor Conservatório de Tatuí.
3. Oficina de Percussão, como: Bombo, Prato e Caixa, assim como instrumentos rítmico e melódico Erudito e Popular.
Foi realizado pelo Professor, Musico Luiz Fernando Teixeira Junior, nos dia 30 de agosto e no dia 03 de setembro/23, com os integrantes da Corporação Musical Banda Alfeu, dentro do proposto descrito no Plano de Trabalho do Projeto Musical Uma Orquestra, Um Som.
Histórico Prof. Luiz Fernando Teixeira Junior
Natural da cidade de Santa Maria- RS, onde iniciou seus estudos de Bateria em aulas particulares com o Professor da Aeronáutica Valdir Olesiak. Paralelamente trabalhava como baterista em bandas locais e como percussionista em estúdios de gravação.
Ingressou no ano de 1992 no curso de música na Universidade Federal de Santa Maria- RS, onde graduou- se no ano de 1997 como Bacharel em Música na área de Percussão Sinfônica sobre a orientação do Prof. Dr. Ney Rosauro e Prof. Dr. Gilmar Goulart. Nessa mesma instituição exerceu o cargo de Professor Substituto entre 2001 e 2002.
Desde 2002 é Timpanista e Percussionista da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto- SP.
Como Educador Musical é professor no Projeto Guri desde 2002 e foi Professor de Bateria na Escola Livre de Música “Cromática” na cidade de Orlândia- SP.
Também é Educador de Percussão na Escola Livre de Música e Artes- ELMA na cidade de Sertãozinho- SP e na cidade de Ribeirão Preto- SP é docente na área de Percussão na Academia Livre de Música e Artes- ALMA.
Além de performance e educador, exerce a função de compositor musical.
Ensaio geral de encerramento das Oficinas de Música e Percussão:
Ensaio de encerramento das oficinas no dia 03/09/23 com todos os participantes das oficinas das 08h até às 16h., dentro do proposto descrito no Plano de Trabalho do Projeto Musical Uma Orquestra, Um Som.
Oficina de Dança, como Comandante Mor e Balizas.
Devido à falta de datas para agendamento das oficinas de Dança na data prevista, as oficinas foram realizadas nos dias 14 e 15 de outubro/23 pelas Professoras, Dançarinas e Coreografa Sra. Gabriela de Sousa Tebaldi e a Sra. Fabiana Pinheiro, com a participação dos integrantes da Corporação Musical Banda Alfeu, conforme lista de presença em anexo, dentro do proposto descrito no Plano de Trabalho do Projeto Musical Uma Orquestra, Um Som.
Oficina de Dança Comandante Mor Sra. Fabiana Pinheiro
Foi realizado pela Professa e Dançarina Fabiana Pinheiro Macedo, nos dias 14 e 15 de outubro/23, das 08h às 17h30, com os integrantes da Corporação Musical Banda Alfeu, dentro do proposto descrito no Plano de Trabalho do Projeto Musical Uma Orquestra, Um Som.
Histórico Profa. Fabiana Pinheiro Macedo!
Quase 25 anos exercendo seu trabalho no início participou de Pelotão, Corpo Coreográfico e Baliza na Corporação Musical de Atibaia – FAMA.
Conquistou muitos títulos junto a corporação e como Mor Comandante.
Já foi campeã mundial e participou de um campeonato Sul americano.
Participou de apresentações e campeonatos em diversos países: como Chile, Alemanha e Holanda.
No Brasil já foi ao Recife e Bahia.
Para Fabiana a arte da vida é saber apreciar o que se faz com amor.
@fabi_27macedo
Oficina de Dança Gr “Baliza” Sra. Gabriela de Sousa Tebaldi
Foi realizado pela Professa e Dançarina Sra. Gabriele Tebaldi, nos dias 14 e 15 de outubro/23, das 08h às 17h30, com os integrantes da Corporação Musical Banda Alfeu, dentro do proposto descrito no Plano de Trabalho do Projeto Musical Uma Orquestra, Um Som.
Histórico Profa. Gabriele Tebaldi
Dançarina e Ginasta.
Conquistou muitos títulos na ginástica Rítmica, artística e como Baliza nas corporações em que participou, atualmente está atuando como Baliza do Colégio Albert Einstein SP.
@gabitebald
APRESENTAÇÃO FINAL DO PROJETO UMA ORQUESTRA, UM SOM.
NATAL NO PALÁCIO, Realizado pela Secretaria da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto, no dia 09 de dezembro/23 (sábado), das 20h às 21h, na escadaria do Palácio Rio Branco, sito Praça Barão do Rio Branco, a Banda Alfeu teve sua participação como a apresentação final da última etapa do Projeto Musical Uma Orquestra, Um Som.